Mineração

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral em busca do estabelecimento de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável. Para fomentar a inovação no setor, bem como a difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral, tributação, legislação, tendências, riscos e oportunidades e outros temas associados às atividades desempenhadas pela indústria mineraria.

Fundado em 10 de dezembro de 1976, o IBRAM construiu credibilidade nos cenários político, econômico e social, em razão de sua atuação ética e experiência técnica. Com foco na promoção do desenvolvimento sustentável e na difusão das melhores práticas de segurança e saúde ocupacional, o IBRAM representa as principais empresas e instituições ligadas ao setor mineral.

Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 130 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira. São mineradoras, entidades de classe patronais, empresas de engenharia mineral, ambiental, de geologia, fabricantes de equipamentos, centros de tecnologia, bancos de investimento, entre outros.

Divulgar e incrementar a capacidade tecnológica e de recursos humanos empregados na mineração também são missões do Instituto. Além de defender a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e aos recursos hídricos, o IBRAM visa sempre à melhoria da qualidade de vida da sociedade, em particular, das comunidades onde existe atividade minerária e das populações que estão mais próximas ou diretamente relacionadas às minas.

Destaca-se, ainda, sua atuação junto a diferentes segmentos econômicos e atores públicos, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no plano federal como no estadual, Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades empresariais e de trabalhadores para fortalecer a confiança da sociedade brasileira no trabalho realizado por profissionais e empresas mineradoras.

O IBRAM relaciona-se também com organismos e entidades no exterior. É associado ao ICMM (International Council on Mining & Metals/Conselho Internacional de Mineração e Metais), com sede na Inglaterra.

Cases de Mineração

Cases de sucesso Nishi

Conheça histórias de processos de manutenção de cliente que foram um sucesso!

Confira

Newsletter

Assine para receber novidades
e conteúdos exclusivos