A manutenção preditiva consiste no monitoramento periódico das condições do equipamento, proporcionando informações a partir da análise dos dados coletados.

Através deste monitoramento, a gestão da manutenção pode ser capaz de antever possíveis falhas e avarias, diminuindo a probabilidade da realização de manutenções corretivas. Como consequência, otimizar a disponibilidade operacional do equipamento, aumentado a produtividade e diminuindo o custo de operação.

 

Destaca-se que a realização da manutenção preditiva não exclui a necessidade de manutenções preventivas e corretivas. Assim, ela visa reduzir o número de falhas inesperadas e fornecer informações complementares para a realização de manutenções preventivas.

 

Desta forma, os principais benefícios de uma gestão de manutenção que utiliza a manutenção preditiva em sua programação são:

Redução dos custos de manutenção;

Aumento do tempo médio entre falhas;

Redução de tempo de reparo das máquinas;

Aumento de produtividade, disponibilidade e confiabilidade da máquina;

 

Leia mais dicas Nishisan em nosso BLOG e acesse o conteúdo de uma palestra realizada pela NISHI sobre a Eficácia da Análise Preditiva: Expertise + Tecnologia. Entre em contato com nossa equipe e avalie suas estratégias de manutenção com informações e dados coletados.