Pelo princípio de uma máquina elétrica, a condução da corrente elétrica é condição básica de seu funcionamento. Para conduzir esta corrente de forma contínua e por várias bobinas, existem conexões elétricas interligando uma bobina a outra, tanto no rotor quanto no estator. Estas conexões são feitas por solda ou brasagem.

Na Brasagem, a ligação estabelecida entre dois elementos metálicos é efetuada por meio de um metal de adição, que se encontra no estado líquido e cuja temperatura de fusão é superior a 450ºC e inferior à temperatura de fusão dos materiais base, sendo que os metais base não participam na constituição da junta.

Por sua vez, a Soldagem é uma Brasagem fraca, em que a temperatura de fusão do metal de adição é inferior a 450ºC. Normalmente, o metal de adição penetra por capilaridade entre as superfícies das peças a unir. O aquecimento uniforme das superfícies deve ser promovido, pois com o aquecimento, as moléculas do material base se distanciam e o metal de adição no estado líquido penetra entre essas moléculas.

O objetivo a ser alcançado nas conexões é de que nesta ponte, que liga as bobinas, não haja mal contato gerando valor alto de resistência ôhmica e consequente perdas por calor e efeito Joule. Também a parte mecânica é importante, pois além do efeito Joule (perdas elétricas) há esforços centrífugos e movimentações térmicas que geram “stress” nestas conexões, motivos que ocasionam desgastes e falhas em funcionamento. As manutenções preditivas e preventivas são fundamentais para identificar a integridade destas conexões e assim evitar falhas não programadas nos mesmos.

Como ilustração, num motor de 8 160 cv, 13 800 V, 1 800 rpm , o cliente possuía histórico de falhas na gaiola de amortecimento e solicitou uma inspeção detalhada no equipamento para avaliação preventiva e intervenção, considerando a necessidade de alta confiabilidade do equipamento para operação. Através de ensaios no circuito do rotor chegamos a conclusão de que as conexões estavam íntegras, o que possibilitou o retorno em operação restabelecendo a tranquilidade para o cliente.

conexões rotor bobinado

Inspeção em conexões elétricas de rotor bobinado de alta tensão Ensaio em rotor bobinado para avaliação de conexões elétricas

Num outro caso, um hidrogerador de 66 760 kVA, 13 800 V, 257,14 rpm, foi feita uma bobinagem parcial no bobinado do estator com troca de barras. Como este gerador já havia falhado por problemas na brasagem das conexões série das barras, de forma preventiva, foi feita uma avaliação geral de todas as conexões antes de liberar a máquina para entrar em operação.

Processo de brasagem em conexão elétrica Ensaio para avaliação de problemas na brasagem das conexões série das barras

Solicite um orçamento para avaliação preventiva de seu equipamento e conte com nossa time de especialistas em máquinas elétricas!