O motor quando está operando, devido ao desbalanceamento magnético causado por assimetria, induz tensão e corrente no eixo que podem gerar a circulação de corrente através do mancais. Estas correntes são prejudiciais a vida útil do mesmos.

Este fenômeno, tensão/corrente induzida no eixo, agravou-se com o advento dos conversores de frequência PWM, pois os motores passaram a ser alimentados por formas de ondas desequilibradas e com componentes de alta frequência.

A principal causa de correntes circulantes pelos mancais do motor acionado por conversor estático são as tensões modo comum. As impedâncias capacitivas tornam-se baixas diante das altas frequências produzidas pelo conversor, ocasionando circulação de corrente pelo caminho formado pelo rotor, eixo e mancal para a terra.

Essas descargas desgastam as esferas e a pista do rolamento ou do metal patente no mancal deslizante, dando origem a pequenos furos, que começam a se sobrepor e, caso haja correntes de descarga por longo tempo, sulcos (crateras) serão formados. A erosão acarreta redução da vida útil dos rolamentos ou mancais e pode provocar falha da máquina.

Para eliminar as correntes circulantes, basta isolar os mancais do motor. Já os componentes de origem capacitiva, seria necessário isolar também os mancais da máquina acionada, para evitar a migração de cargas elétricas do motor para o rotor da máquina acionada através dos eixos eletricamente ligados nos casos de acoplamentos não-isolados. Outro meio de eliminar a componente de origem capacitiva consiste em curto-circuitar o rotor do motor instalando uma escova deslizante de grafite em contato com o eixo.

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