Presente no dia a dia das equipes de manutenção de média e alta tensão, esta dica apresenta a diferença conceitual dos termos:

“Descarga Parcial” e “Corona” são termos normalmente relatados nas áreas elétricas e de manutenção, são comumente confundidos como sendo termos similares. Eles têm em comum o fato de não causarem de imediato um caminho completo no dielétrico para a corrente elétrica.

De acordo com a IEEE, uma descarga parcial é uma descarga incompleta ou “parcial” que ocorre entre isolantes e também entre condutor e isolante. Diferentemente, uma descarga plena é aquela que transpõe o espaço entre condutores, ocasionando o que conhecemos como falha elétrica, por formar uma ponte condutiva.

Já o Corona ocorre quando os gases adjacentes a um condutor energizado ionizam e produzem descargas normalmente visíveis. Desta forma, descargas parciais dentro da parede isolante não pode ser chamada de corona.

Acesse nossa página de Manutenção Preditiva e entre em contato com nossa equipe para mais informações sobre o monitoramento de descargas parciais e diagnósticos de predição. Avalie as vantagens de paradas não programadas, reduzindo custos na manutenção de equipamentos e aumentando a eficiência do processo produtivo.

*imagens ilustrativas retiradas da norma IEC 60034-27-2.