A vida útil de uma máquina elétrica comumente é associada com a vida útil do material isolante, principalmente em grandes máquinas, como já abordamos em artigos anteriores.

A falha do isolante é normalmente resultado de uma deterioração gradual, ao longo do tempo, que denominamos envelhecimento. O envelhecimento é resultado basicamente de diferentes “stresses”: térmicos; termo mecânicos; mecânicos; elétricos; e ambientais, que atuam simultaneamente em operação. O sistema isolante pode mudar seu comportamento em função dos vários tipos de “over stresses” quando comparado com o comportamento de um envelhecimento normal.

O sistema isolante em máquinas de grande porte é uma das partes mais importantes pelos altos custos de fabricação e manutenção. Em torno de 40% das falhas nas grandes máquinas são decorrentes dos sistemas isolantes de alta tensão, conforme pesquisas.

O estudo do comportamento do material isolante sujeito a diferentes “stresses” durante sua operação é muito importante para aprimorar o projeto/processo e a qualidade do sistema isolante e desta forma evitar um envelhecimento precoce.

Um dos ensaios mais comuns de homologação na fabricação de bobinas é o VET – “Voltage Endurance Test”, conforme norma IEEE 1043 (método ensaio) e IEEE 1553 (critérios de aceitação). Este ensaio simula um envelhecimento acelerado através de um “stress” térmico e elétrico simultaneamente, em uma sala de prova, com 4(quatro) bobinas protótipo. Somente após sua aprovação o processo é homologado e liberado para fabricação das bobinas.

Entre em contato com nossa equipe e conheça as técnicas para avaliação do sistema isolante e qual o melhor projeto/processo de fabricação de bobinas para seu equipamento.