Como funciona o sistema de excitação brushless em geradores?

O sistema de excitação Brushless consiste de uma excitatriz de corrente alternada e um retificador rotativo montado no mesmo eixo do gerador. A excitatriz se assemelha a uma máquina de corrente contínua sem comutador, com enrolamento de campo no estator e armadura no rotor. A saída da armadura rotativa da excitatriz de corrente alternada trifásica alimenta um retificador rotativo acoplado no eixo que alimenta o campo do gerador em corrente contínua.

A grande vantagem deste sistema de excitação é a não utilização de escovas e anéis coletores que necessitam de cuidados especiais, como ao resfriamento dos anéis coletores e à vida útil das escovas. Os principais cuidados neste sistema, estão na placa rotativa que sofre esforços centrífugos durante a operação. É recomendado que os dispositivos semicondutores (diodos) e o sistema de fixação dos mesmos sejam inspecionados pelo menos uma vez por ano.

Assista o vídeo demonstrativo de uma manutenção de um rotor de turbogerador com sistema  de excitação brushless:

Quer saber mais sobre dicas de manutenção de turbogeradores? Entre em contato com nossa equipe para planejamento de manutenção de seu equipamento.