Algumas bobinas moldadas possuem na sua parte reta uma pintura preta e outras não, qual a diferença?

Este assunto é muito importante para os usuários de motores e geradores de grande porte. Em máquinas com tensão superior a 6 kV, operando na frequência do sistema elétrico (50 ou 60 Hz), as bobinas (padrão de mercado) possuem na parte reta um material semi condutivo (fita ou pintura) com o objetivo de evitar descargas parciais que deterioram o sistema isolante. O encaixe entre a bobina e ranhura nunca é perfeito e sempre temos pequenos vazios neste contato. Nesta situação, temos eletricamente um circuito com 2(dois) capacitores conectados em série de constantes dielétricas diferentes (ar e isolante).

O material semi condutivo, aplicado sobre o isolante, tem como objetivo curto-circuitar a capacitância do ar e assim eliminar possíveis descargas. Dificilmente máquinas com tensão inferior a 6 kV apresentarão o problema de descargas levando em conta que a tensão de trabalho aplicado ao isolante será menor que 3,4 kV (fase x terra) e não alcançaria a tensão disruptiva do ar.

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