Geradores de grande porte operam com uma alta densidade de corrente pela sua alta potência. Nestas condições e devidos aos princípios elétricos ocorrem o surgimento das correntes de “Foucault” e correntes circulante, fenômenos que surgem quando condutores são submetidos a intensos campos magnéticos. Como consequência destes efeitos, podemos ter altas perdas no bobinado e aquecimento.

Para garantir os níveis de perdas e rendimentos destas máquinas, os geradores são projetados com bobinas formadas por múltiplos condutores retangulares em paralelo, isolado entre si (“strands”) e transpostos em sua extensão, o que chamamos de transposição “Roebel”. Cada condutor paralelo é projetado com uma seção transversal pequena pois desta forma as correntes parasitas são reduzidas (Fujita, Kabata – 2005).

A transposição comumente utilizadas são as de 360º e 180º . Estudos mostram que na transposição 360º as perdas por corrente circulante chegam próximas a zero.

Acesse nosso blog e leia mais dicas NISHISAN sobre serviços de manutenção corretiva e características de máquinas elétricas. Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre diferentes projetos de fabricação de bobinas e barras para motores e hidrogeradores.