Na dica desta semana falaremos sobre um problema que ocorre nas máquinas rotativas que é o vazamento de óleo em mancais deslizantes. Quando ocorrem por desgastes e/ou falhas nas selagens, os mesmos são facilmente equacionados, mas quando há outros problemas envolvidos, a sua solução nem sempre é tão direta. As principais causas de vazamento de óleo em mancais deslizantes estão geralmente associadas a 4 fatores: Peças danificadas, falha no sistema de selagem dos mancais, fluxo de óleo acima do recomendado de projeto e uma diferença de pressão entre a caixa de mancal e o interior do equipamento.

Como a maioria dos casos de vazamento é resolvido somente pela correção das selagens e adequação do fluxo de óleo (ajuste da pressão e vazão), podemos ser induzidos a concluir que as soluções resumem-se a estas ações. Acontece que nem sempre isto é verdade. Existem casos mais complexos onde a causa pode estar associada a diferença de pressões entre o mancal e seu ambiente. Como o vento na atmosfera, que é o movimento do ar de uma zona de alta pressão para uma de baixa pressão, o óleo lubrificante também tende a fazer este movimento caso tenhamos diferenças de pressão entre o mancal e seu ambiente. Nestes casos, a solução demanda uma analise detalhada dos níveis de pressão nesta região e como atuar para sua equalização.

A inspeção visual externa e interna do equipamento, assim como o monitoramento da temperatura dos mancais são as práticas recomendadas para identificar vazamentos de óleo no sistema de lubrificação. Se a lubrificação do mancal é feita através de anel pescador, o vazamento de óleo levará ao esgotamento do reservatório, podendo ocorrer danos significativos no mancal por perda do óleo lubrificante.

Havendo vazamento de óleo, podemos contaminar o bobinado e prejudicar o sistema isolante principalmente por carregar juntamente com o mesmo outras sujeiras condutivas. São recomendadas inspeções periódicas através de medições das folgas dos componentes do sistema de selagem dos mancais, inspeção visual do conjunto e utilização da pressão e vazão de óleo lubrificante conforme especificação do fabricante.

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