A Nishi apresentou no dia 16 de novembro durante o IX ENAM – Encontro Nacional de Máquina Rotativas, promovido pelo Cigre Brasil, o informe técnico VIBRAÇÃO DA CABEÇA DE BOBINA DE TURBOGERADOR 234,4 MVA. O estudo de caso foi realizado em conjunto com a PETROBRAS e a HARA ENGENHARIA. A apresentação foi realizada pelo engenheiro Giovani Adriano da NISHI.

Vibrações de cabeça de bobinas é um modo de falha que está se tornando recorrente em grandes turbogeradores, especialmente os fabricados a partir das duas últimas décadas. Este problema não é exclusivo de um fabricante e afeta a maioria deles, podendo estar relacionada a competitividade do mercado e a necessidade de redução nos custos de fabricação. Uma das partes afetadas por estas reduções de custos são as cabeças de bobina, que sofreram modificações nos sistemas de fixação antigos e consolidados que não apresentavam tais problemas.

Aliando os problemas no projeto/fabricação as condições de operação do gerador, este problema pode acarretar em grandes falhas/perdas, nos casos mais graves, levar ao curto circuito do bobinado e consequente necessidade de rebobinamento do estator. Além das claras perdas com o envio do gerador para manutenção, há ainda a elevada perda na produção de energia devido a incapacidade de operação da máquina. Desta forma, as identificações de problemas relacionados a vibração nas cabeças de bobina devem ser encontrados o mais breve possível.

Com a realização de inspeções, associado a ensaios periódicos nas cabeças de bobina, falhas e o cenário mais grave pode ser evitado e como será demonstrado neste artigo, com a realização do ensaio de bump test e a correta interpretação dos seus resultados, é possível identificar as regiões com problema de vibração na cabeça de bobina e realizar as correções adequadas e pontuais.

Assista abaixo a apresentação:

Leia mais dicas Nishisan em nosso Blog e entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre as soluções ofertadas pela Nishi na manutenção de seu equipamento.