Qual o tempo esperado de operação para um motor elétrico? 10, 20, 30 anos…

Um primeiro questionamento comum é o que determina a vida útil do motor? É determinado pelo tempo de vida do material isolante? Pelo período de desgaste dos rolamentos? Pela deterioração do aço? Outros?

Ao “explodir” um motor e estratificar seus componentes vemos na sua composição basicamente aço, cobre e materiais isolantes. Ao comparar os materiais, concluímos que o isolante é o mais frágil em relação aos demais. Será correto afirmar que o tempo de vida do motor é determinado pela vida útil do material isolante? E os rolamentos que desgastam ao longo do tempo, é correto afirmar que o final de sua vida é o final da vida útil do motor?

Com boas práticas da manutenção, garantir a integridade do sistema isolante pode ser determinante para uma vida longa do motor. Nos motores de média e alta tensão, as manutenções preditivas e preventivas irão evitar a aceleração do envelhecimento do sistema isolante. As estatísticas mostram que somente o bobinado estatórico responde por quase 40% das falhas.

Ter conhecimento nos mecanismos de falha do sistema isolante de um motor e intervir nos mesmos irão garantir uma tempo de operação duradouro. Enumeramos a seguir as principais causas das falhas ou envelhecimento acelerado:

  • temperatura elevada do motor;
  • “stress” elétrico;
  • ambiente com alto teor de contaminantes.

É comum os 3 fenômenos atuarem simultaneamente.

Saiba mais sobre os serviços prestados pela Nishi e entre em contato com um de nossos especialistas para informações sobre modos de falhas de sistemas isolantes.