SOLUÇÕES COMPLETAS EM MANUTENÇÃO

As estratégias e diretrizes de manutenção de máquinas elétricas levam em consideração a filosofia e cultura da empresa, ciclo de vida das máquinas, políticas de reparo, especificações e investimentos. A aplicação especifica ao tipo de negócio da empresa influenciará nas estratégias de inspeção e manutenção do usuário da máquina. A gestão da manutenção avalia fatores como a consequência da falha (perda de produção e receitas), redundância, complexidade e valor.

CORRETIVA

São estratégias de bom custo-benefício para equipamentos de baixo custo, fácil reposição, que não traga prejuízo econômico para a operação, segurança e meio ambiente. O custo é o parâmetro para a decisão de reparar ou repor o bobinado. Em geradores e motores é preciso avaliar a causa da falha e a necessidade de alterar a classe térmica do isolamento ou até o dimensionamento do motor. Está sujeita a falhas constantes e inesperadas que podem impactar no tempo de disponibilidade de produção e custos.

PREVENTIVA

Na estratégia de manutenção preventiva a experiência com a máquina é o determinante para a definição dos critérios de inspeção e manutenções preventivas. Deve-se considerar o mecanismo de envelhecimento para justificar a inspeção de rotina e atividade de manutenção durante a sua vida.

Equipamentos são fornecidos para suportar as condições ambientais da operação, incluindo as temperaturas, umidade, tipo de operação, surtos de tensão, etc. Se a condição de operação difere da especificada, pode se acelerar o envelhecimento. Considerando que o enrolamento da máquina seja confiável, há a diminuição na realização de paradas programadas não necessárias.

PREDITIVA

A manutenção ideal é fazer a atividade corretiva quando realmente conhece-se que o problema existe. Técnicas avançadas para avaliar a condição do isolamento requerem monitoramento on-line apropriado associado a ensaios de diagnostico off-line. É necessário conhecer a assinatura de cada dispositivo de monitoramento, assim como a sua base de dado no tempo. Devem ser programadas para confirmar se há algum problema e efetuar reparo ou manutenção quando detectado significativo desvio da base de dado no tempo. A vantagem desta opção de manutenção é maximização da confiabilidade do equipamento enquanto minimiza os recursos investido na atividade de manutenção rotineira.

Cases de sucesso Nishi

Conheça histórias de processos de manutenção de cliente que foram um sucesso!

Confira

Newsletter

Assine para receber novidades
e conteúdos exclusivos