Bobinas Média e Alta Tensão

As bobinas são fabricadas a partir de condutores especiais e materiais isolantes com propriedades térmicas e de rigidez dielétrica compatíveis com as exigências operacionais do motor ou gerador, bem como critérios de aceitação dos ensaios normalizados. Para o sistema de isolação destas bobinas são aplicadas fitas de compostos especiais como à mica, fibra de vidro, resinas epóxi e de silicone que atendem à classe térmica F/H.

Em todo o processo de fabricação de um “set” de bobinas, são produzidos um ou mais protótipos a fim de validar o projeto e o processo de fabricação. Nesta etapa são analisadas as angulações e conformações para o perfeito encaixe nas ranhuras do estator, conforme exigências do projeto, e desta forma assegurar os requisitos da qualidade na rebobinagem. Somente após a aprovação dos protótipos por uma bateria de testes e ensaios é que se inicia a produção do lote.  

BOBINAS ARMADURA

A fabricação de bobinas de armadura é realizada conforme projeto enviado pelo cliente ou através de dados dimensionais coletados diretamente do equipamento. A isolação é realizada com materiais específicos que tem a capacidade de suportar tanto os esforços mecânicos quanto os elétricos sofridos pelas bobinas. O seu dimensional é cuidadosamente analisado, a fim de facilitar a perfeita instalação nas ranhuras e garantir uma longa vida de operação. Ferramentais e equipamentos adequados à sua aplicação é que dão a certeza do projeto.

PÓLOS DE MÁQUINAS SÍNCRONAS

As bobinas de pólos para geradores ou motores podem ser fabricadas utilizando condutores redondo, retangular ou chapas. Os materiais isolantes empregados são projetados de modo a obter o perfeito equilíbrio entre as características mecânicas e elétricas necessárias da operação. A compactação ideal para suportar as forças centrífugas durante o movimento rotacional e a rigidez dielétrica para a tensão CC.

Fabricação de bobinas

Cases de sucesso Nishi

Conheça histórias de processos de manutenção de cliente que foram um sucesso!

Confira

Newsletter

Assine para receber novidades
e conteúdos exclusivos