Quando falamos em envelhecimento de uma máquina de alta tensão, estamos falando no ciclo de deterioração do material isolante. Basicamente 2 fatores são os principais agentes que levam a esta deterioração. A temperatura e as descargas parciais que agem simultaneamente ao longo do tempo e que vão destruindo as ligações covalentes dos polímeros isolantes. A perda deste material altera as propriedades dielétricas dos mesmos.

No sistema isolante das bobinas temos a deterioração da parede principal fase x terra interna e das superfícies de contato entre bobina x núcleo ou entre bobinas de fases diferentes na região que denominamos “cabeça ou braço das bobinas”. As descargas internas monitoramos através de equipamentos específicos, principalmente a medição de descargas parciais. Já as descargas superficiais podem ser monitoradas por equipamento ou também através de inspeções visuais.

As bobinas quando fabricadas, com o objetivo de evitar estas descargas superficiais, possuem um sistema supressor de corona nas ranhuras e na região de saída das mesmas. O material aplicado na ranhura é condutivo e na saída um semi condutivo com características especificas que suavizam a rápida subida do campo elétrico quando há perda de referência para a terra. Estes 2 materiais (condutivo e semi condutivo) são conectados eletricamente, região chamada de luva de corona.

Ao longo do tempo de operação e nas manutenções de rotina é pratica, ao observar visualmente o aparecimento de corona nestas regiões, fazer a correção destes pontos do sistema supressor de corona.

A dica e alerta que queremos deixar é que esta ação deve ser feita com bastante critério, pois aparentemente parece somente uma “pintura” escura e somente a sua repintura não garantem o sucesso da operação, pelo contrário, pode até piorar. Conforme já salientamos, sua função é elétrica e deverão ser mantidas as premissas de suavização do campo elétrico para atingir o objetivo de evitar as descargas nesta região.

Entre em contato com nossa equipe e esclareça suas dúvidas sobre sistema supressor de corona e realize uma avaliação de seu caso conosco.